TIME DO ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ SUPERA OBSTÁCULOS E CARIMBA PASSAPORTE PARA SEMIFINAL DO FUTSAL

Equipe do município de Portel vendeu rifas, viajou mais de 16 horas de barco e 40 de ônibus para chegar a João Pessoa, onde faz sucesso

Wagner Carmo/Exemplus/COB

17/11/2016 20:10

Superação, sacrifício, humildade. Todos os adjetivos são poucos para explicar a trajetória do time de futsal da Escola Estadual Paulino de Brito, de Portel (PA), nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para atletas de 15 a 17 anos. Na tarde desta quinta-feira, dia 17, a equipe paraense derrotou o Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão (PR), por 3 a 1, de virada, e garantiu classificação para as semifinais da primeira divisão.

Conquistar a vaga para os Jogos Escolares não foi fácil. O futsal é um esporte muito difundido no Pará e para representar o estado, a equipe venceu duas seletivas: do Arquipélago de Marajó e o estadual com os campeões de cada região, que foi disputada na capital Belém. Com a vaga garantida, o périplo para a viagem até a capital paraibana estava só começando.

“O município não tem uma situação estável, são meninos de escola pública, humildes, pobres mesmo. Alguns vivem em situação de risco completa. Se não fossem os pais dos garotos e eu, que tiro do meu para ajudar eles a gente sequer teria conseguido chegar a João Pessoa. Essa competição é muito importante para essa garotada”, disse o professor de educação física não só do colégio como de todo o município, Arisnei Dias.

A viagem começou em uma lancha expressa, que levou a garotada de Portel até Breves, município mais populoso de Marajó. Após uma hora e meia de viagem e algumas outras de espera, a turma encarou mais 14 horas de viagem de navio de Breves até Belém, onde o time recuperou as energias na casa de Arisnei. Da capital paraense até a paraibana foram mais 40 horas de ônibus.

“Só para as viagens de barco e de ônibus, cada pai teve que desembolsar R$ 350. Vendemos rifas, contamos com a ajuda de amigos… Nosso time é humilde, mas é batalhador. Ninguém queria que a gente jogasse aqui. Falavam que o torneio é de primeira divisão e que a gente só ia sofrer goleada. Mas estamos aqui e já conquistamos o primeiro objetivo que foi o de não ser rebaixado. Participar dos Jogos escolares é uma emoção muito grande, que a gente sonha desde criança. Imagina se a gente conquistar uma medalha?”, questionou Henrique Santos, camisa 10 do time.

O dinheiro que eles trouxeram para João pessoa pode estar acabando, mas a alegria de disputar o campeonato vai ficar guardado no coração desses garotos para sempre. Acostumados a viajar de navio, alguns sofreram com a longa viagem de ônibus, passaram mal, mas qualquer dor parece sanar em um instante quando eles entram em quadra. Na estreia, o time paraense perdeu para o Colégio Amorim Tatuapé (SP) por 3 a 2. Na segunda partida, a equipe derrotou o Colégio Encanto Unidade I (RN) por 3 a 1. Nesta quinta, a vitória sobre os paranaenses foi suada e comemorada como a conquista de um título.

A equipe de Campo Mourão terminou o primeiro tempo na frente do placar, com um gol do camisa 10 Felipe santos, que já está de malas prontas para ir jogar na Itália (dia 23, o atleta embarca para Ferrara, para jogar no Kaos Futsal). O jogo foi morno na primeira etapa e melhorou na segunda, com chances claras de gol sendo criadas a cada ataque. Na metade do segundo tempo, o número 9 do time paraense tocou em profundidade para o craque do time, Vinícius Oliveira. O camisa 8 cortou pro meio e chutou sem chances para o goleiro: 1 a 1.

Faltando cinco minutos para o apito final o jogo esquentou ainda mais. Vinícius roubou a bola e puxou o contra-ataque. Sele tocou para Rodrigo Araújo, que tocou rasteuiro, na saída do goleiro: 2 a 1. Os paranaenses tinham empatado os dois jogos anteriores e precisavam da vitória a qualquer custo. Com o goleiro linha em quadra, o time teve duas boas chances para empatar o jogo, mas faltando 50 segundos para o fim, Vinícius roubou a bola do goleiro adversário, deu um ovinho e chutou do seu campo para decretar números finais à partida.

Marajó – Com uma população estimada em 60 mil habitantes, Portel faz parte do Arquipélago de Marajó, localizado no estado do Pará e formado por cerca de 2.500 ilhas. A maior de todas é a Ilha de Marajó e o município mais populoso é Breves, com 90 mil habitantes. Maior ilha do Brasil e maior ilha flúvio-marítima do mundo, Marajó também é conhecida como o lugar com o maior rebanho de búfalos do Brasil.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

https://www.cob.org.br/pt/noticia/time-do-arquipelago-de-marajo-supera-obstaculos-e-carimba-passaporte-para-semifinal-do-futsal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s