O Jogo de Xadrez e as Crianças

As habilidades que adquirem as crianças  praticando Xadrez

posible-foto-libro_opt-2O xadrez é um jogo que se tornou um esporte de estratégia muito profundo, que exige concentração e habilidade do praticante. Grandes jogadores da história começaram a jogar xadrez desde a infância, por isso é recomendado aos pais que estimulem seus filhos a prática do xadrez, para ensiná-los o mais rápido possível. As crianças quanto mais cedo aprendem, melhores e mais habilidosos irão se desenvolver .

Uma criança pode começar a jogar xadrez desde dos quatro anos de idade. O jogo, para ele, pode ter diferentes propósitos e finalidade: entretenimento e formação; concorrência; melhoria da concentração, memória e criatividade; complementar à educação e formação. Além disso, muitos benefícios são reconhecidos no xadrez nas áreas de desenvolvimento intelectual, nas habilidades e no estado emocional.

Benefícios de xadrez para crianças

Quanto à capacidade intelectual, o xadrez pode ajudar as crianças a melhorar em:
– A atenção, concentração e memória;
– O poder de análise, síntese e organização;
– A capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões sob pressão;
– Criatividade e imaginação;
– Raciocínio lógico-matemático.

E no que se refere à inteligência emocional, o xadrez pode ajudar as crianças a aprender a:
– Tenha controle emocional, sabendo que as duas sucessos e frustração;
– Conseguir um sentido de transparência, com honestidade e integridade com ele mesmo e aos em sua volta;
– Adaptar-se às situações múltiplas e inesperadas;
– Esforce-se para conseguir o que é proposto e para aumentar a sua auto-estima e confiança;
– Mostrar iniciativa;
– Ter empatia e entender o adversário durante o jogo;
– Trabalho em equipe e colaboração.

Como ensinar xadrez para crianças?

A melhor maneira de incentivar e motivar uma criança é, por exemplo, sem pressão ou obrigação. Se a criança vê alguém em sua volta praticando o jogo xadrez, sua curiosidade irá fornecer-lhe o desejo de aprender também. A imaginação da criança é um elemento que pode contribuir muito para à aprendizagem do Xadrez.

Na verdade, você deve explicar à criança o que ela realmente representa o jogo; algo nino-juega-ajedrez-pparecido com isso no tabuleiro estão representados dois reinos que lutam entre si para se defender do adversário e capturar o líder do outro lado que é o REI. As peças de cada lado trabalham em conjunto para apoiar uns aos outros, defender seu REI, e ao mesmo tempo lutando para capturar o REI do outro lado. A criança é capaz de aprender os movimentos das peças e, em seguida, compreender os aspectos táticos e superiores, mas tudo devagar, ao seu tempo:

– A primeira ideia é em mostrar o movimento das TORRES que são as peças mais simples.

– Então, o movimento do BISPO, outra peça que se move em linha reta.

– Quando a criança assimilou o movimento dessas duas peças, você pode ensinar como a RAINHA se move, o REI, o CAVALO e, finalmente, o PEÃO.

Ensinar-lhe preliminarmente que o objetivo não é o XEQUE-MATE, mas a captura de todas as peças. A capacidade e habilidade da criança vem com o desenvolvimento de sua prática e imaginação, até chegar no XEQUE-MATE, que é a imobilização do REI adversário, seja para onde ele se mover, ele será capturado. Enquanto isso, a criança vai aprender a observar, a comparar, fazer suposições e conjecturas, a investigar, analisar, sintetizar, decidir e implementar.

Fonte de implementação do texto: – “Desarrollar la inteligencia a través del ajedrez”, de José María Olías, Ed. Palabra.

Clauber Martins

cropped-3d-chess.jpg

lestudexadrezA Academia de Xadrez Xeque-Mate, que atua em Belém e Região Metropolitana, pode oferecer além do ensino, um acompanhamento sistemático e pedagógico aos seus filhos, onde temos as ferramentas certas e adequadas para recepcionar de maneira lúdica e competitiva no mundo do Xadrez. Venha e traga seu filho à esse mundo de conhecimentos que sem dúvida trarão milhares de benefícios aos seus filhos. Atendemos Colégios e Instituições, ideal para crianças, jovens e adultos em geral.

NÃO ENSINAMOS XADREZ, FORMAMOS CAMPEÕES COM CARÁTER FIRME E RESPEITO COM TODOS, PARA TODA À VIDA!

EM BREVE – UM NOVO ESPAÇO PARA XADREZ EM BELÉM/PA… AGUARDE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s