Como criar um repertório de Aberturas? (2)

CFMContinuamos com o tema que começou em um artigo anterior que você pode vê-lo aqui.

No primeiro artigo sobre este assunto nós estabelecemos que nem todas as abertura são igualmente convenientes para o progresso. O estilo e características do jogador deve ser levado em conta ao escolher as aberturas apropriadas.

Eu sou da ideia de que cada jogador deve começar a jogar e4 com as brancas no xadrez. A maioria dos jogos a um nível de iniciação, ou a um nível intermediário, são decididas por questões táticas. 1.e4 como o primeiro lance jogável pode e deve alcançar posições mais abertas do que eles podem conseguir jogando: 1.d4, 1.Nf3 ou 1.c4. Isto servirá para desenvolvê-lo taticamente. Eu não gosto muito de Gambitos no repertório, as estatísticas não são muito favoráveis. A questão da compensação de material não é fácil de entender nos estágios iniciais, onde os jogadores dão demasiada importância ao material. Não acho que é bom que uma criança fique desconfortável desde o início, porque ele tem empenhar-se, por mais que compensação que você possa ver em um jogador de nível superior.

Em jogadores um nível mais elevado, com a tarefa de escolha do repertório não é simples. O treinador deve perceber bem as características do jogador, se ela pode ser efetuada em posições táticas ou aproveitando pequenas vantagens, O Final mais propício, ou posições, com muitas peças no tabuleiro, se manobrar adequadamente nas posições fechadas ou conhece suas peças colocadas em posições abertas, se é inteligente defender quando seu adversário tem a iniciativa, etc. Veja os repertórios dos mais altos níveis do mundo, são de acordo com seus estilos de jogo, podemos ajudar a associar certas aberturas com o estilo de jogo.

Considere Karpov, amante de pequenas vantagens, bom finalista, posicionalmente forte. Com a defesa Caro-Kann de pretas sem tendeu a sua abertura favorita por muitos anos contra 1.e4. A Defesa Nimzoíndia sem foi sua eleita uma de suas mais utilizadas de negras contra 1.d4.

Veja Kasparov, procurando sempre a iniciativa, jogador agressivo e ambicioso que não perde a chance de fazer um bom ataque. Contra 1.e4 empregava com sucesso por muitos anos a Defesa Siciliana e contra 1.d4, embora ele se utilizou de diferentes aberturas, ninguém poderia negar que ele estava em seu repertório a Defesa Índia do Rei ou a Defesa Grunfeld.

Cada jogador, portanto, deve ter um repertório de aberturas consistentes com o seu estilo de jogo e sua capacidade de lidar melhor com certos tipos de posições.

cropped-3d-chess.jpg

XADREZEDUCACIONALhttps://www.facebook.com/groups/xadrez100porcento/

https://www.facebook.com/academiaxequemate/

Revista Digital Xadrez do Norte – http://www.xadrezdonorte.com.br

Clauber Martins – https://clauberfm.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s