Estatísticas – Rating FIDE PARÁ

Este é um pequeno Estudo, que faz um diagnóstico sobre a realidade do Xadrez no Estado do Pará entre os anos de 2006 até 2015, e ficamos surpresos com os números pesquisados.

Registrados chegamos ao número de 310 registrados, e onde esses 310 participaram de pelo menos um evento válido para rating no período do estudo. Alcançando o gráfico abaixo:ratingfidepa

Onde desses 310, somente desses 310 registrados, 69 são detentores de rating pensado, 40 de obtiveram rating rápido e apenas 30 conseguiram o rating FIDE, se chegando a 139 rankeados dentro das faixas.

ratingfidepara

Com as novas regras que a FIDE adotou para se obter rating, esperamos que com mais eventos, o Pará possa alcançar um maior número de enxadristas detentores de rating internacional. Pois só apresentamos 81 enxadristas com rating FIDE em todo o Pará. Mas que chegamos a um outro dado, que veremos no próximo gráfico:

fideinterior

Dos 144 municípios, apenas 10 possuem enxadristas na Federação Internacional, e onde a capital Belém, apresenta o maior número com 36 Fides, Parauapebas com 11 e Castanhal com 8, esse número se dá pela grande concentração de eventos em Belém, e onde aos nossos olhos, o interior deveria ser o maior foco, temos a Bahia por exemplo, com mais de 200 Fides, e onde acompanhamos que os eventos no interior mais frequentes que na Capital Salvador, Rio Grande do Norte e Pernambuco, já caminham nesses mesmos moldes. Esperamos que essas mudanças que estão ocorrendo seja sempre relevante ao Xadrez Paraense com um todo. E por Final possuímos apenas um Titulado Oficialmente na FIDE o Candidato a Mestre Nelson Moraes de Belém.

Clauber Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s