Xeque-Mate em 1 – Existe a “Figura” do Mate em 1 lance?

Pergunta: Empartida de xadrez clássico, existe a figura do mate em 1? Se cair a seta do jogador A e este alegar mate em 1? Quem ganha a partida?
Resposta: O artigo 5 da Lei do Xadrez cobre as situações em que podem terminar uma partida de xadrez.
Não há, todavia, qualquer menção a mate em 1 lance no texto legal. Logo a figura do mate em 1 lance não tem o condão de determinar a vitória.
Por outro lado, ‘Queda de seta’ significa o término do tempo estipulado para um jogador.
Conclusão: O jogador A perderá a partida se cair a sua seta.  Caso o adversário não tenha material para dar mate, a partida terminará empatada.

Questões de Arbitragem 2012 atualizadas – CBX – AI Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s