Xeque-Mate e Queda de Seta – Dúvida

Pergunta: O jogador Anuma partida de um torneio escolardeu xeque mate no jogador B. Ocorre que ao parar o relógio nota que a sua seta caiu. Obs. O xeque mate foi dado antes da queda de seta. O árbitro da partida declarou a vitória do jogador B, que levou o xeque mate. O fato foi tremendamente contestado por todos ali presentes.
Resposta: A Lei do Xadrez diz o seguinte sobre o assunto: “Art. 5.1. “a“ – A partida é vencida pelo jogador que der xeque-mate no rei do oponente. Isto, imediatamente, termina a partida, desde que não tenha sido ilegal o lance que produziu a posição de xeque mate.”
Não importa o que aconteceu depois (inclusive queda de seta). A partida é considerada terminada no momento em que o jogador dá o xeque-mate. O jogador B – se tivesse material para dar mate -sóteria vencidoa partida,caso a seta tivesse caído antes de o jogador A executar o mate.
Conclusão: A decisão do árbitro foi errada.
OBS: Se não houver certeza do que aconteceu antes, o xeque-mate prevalece, uma vez que é o objetivo do jogo.

Questões de Arbitragem 2012 atualizadas – CBX – AI Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s