Xeque-Mate Cruel – Jogador leva mate com dama promovida com peão capturado?

Pergunta: Numa partida de xadrez relâmpago, o jogador das pretas captura um peão branco, mas por engano solta na casa h7, acionando o relógio. O adversário promove o peão ‘presenteado’ a dama e aplica xeque mate. O jogador das pretas reclama alegando que o mate não foi um lance legal. O que o árbitro deve decidir?
Resposta: Emborapareça um absurdo tal arremate de partida, a promoção é legal e o mate termina a partida tendo em vista o disposto no apêndice B3c. O jogador das pretas perdeu a oportunidade de reclamar quando acionou o relógio depois de soltar o peão do adversário na casa h7. O descuido foi fatal e decretou a morte do seu próprio rei!

Questões de Arbitragem 2012 atualizadas – CBX – AI Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s